Domingo, Maio 5 2024

A ansiedade é uma emoção transversal a todos os atletas. Independentemente da idade ou da modalidade, todos a experimentamos ainda que em níveis e graus de controlo distintos. Esta ansiedade competitiva é aquilo a que vulgarmente chamamos “estar nervoso” e surge normalmente quando nos encontramos numa de 3 situações: “perto da competição“, “perto no marcador” …

A maior parte de nós olha para o futebolista  e revê-se no glamour da sua vida, nas suas vitórias, nas suas conquistas. Mas muito poucos refletem no que foi necessário para ali chegar, nas cedências que teve de efetuar, nas festas que não pode ir,  nos dias de luta interior, nas derrotas, nas lesões porque …

O futebol tem beneficiado nos últimos anos da integração de diferentes profissionais nas equipas técnicas, e por conseguinte dos conhecimentos que cada elemento traz ao grupo de trabalho. É o exemplo dos médicos e fisioterapeutas com especializações na área desportiva, dos osteopatas, dos preparadores físicos e fisiologistas do exercício, profissionais de coaching, psicólogos, dentistas, entre …

Com o ano lectivo e a época desportiva a chegarem ao seu final, várias são as questões que se colocam a muitos jovens atletas e seus pais. Com as inúmeras solicitações actuais, é natural que os pais equacionem todos os aspectos relacionados com as actividades que pensam escolher para os seus filhos no próximo ano lectivo. Aos …

O mote para reunir as ideias para este artigo foi-me dado há uns tempos atrás, por um artigo do grande Professor José Neto, que publicou no site do jornal A Bola “As equipas felizes ganham mais vezes”. Como é seu apanágio, o professor com a sua sábia, simples e quase sempre poética elocução, expôs com …

Existe percurso sem ser o da prática? O talento já vem de “fábrica” ou é construído? Quando vemos um miúdo de 6 anos a fazer coisas fantásticas com uma bola, seja com as mãos, seja com os pés ou com a cabeça, a primeira coisa que pensamos é “aquele miúdo tem talento…” Amiúde acontece-nos isto …

“O Meu filho não joga futebol, não gosta de jogar, nunca gostou, já tem 8 anos e continua a não gostar” … “o meu filho só anda no futebol porque tem de fazer desporto e tem lá os amigos” … “o pai, o avô, o tio, o padrinho querem que ele jogue futebol”, são frases …

O comportamento de cada pessoa é moldado e determinado por impulsos internos específicos, resultando num perfil motivacional diferente de indivíduo para indivíduo, o qual precisamos conhecer para ajustar as estratégias de forma personalizada. Cada aluno requer, por isso, uma abordagem motivacional ajustada à sua personalidade. No processo formativo, pais, treinadores e professores tendem a impor …

O comportamento de cada pessoa é moldado e determinado por impulsos internos específicos, resultando num perfil motivacional diferente de indivíduo para indivíduo, o qual precisamos conhecer para ajustar as estratégias de forma personalizada. Cada aluno requer, por isso, uma abordagem motivacional ajustada à sua personalidade. No processo formativo, pais, treinadores e professores tendem a impor …

As seis razões do insucesso escolar (4/6)- Espontaneidade No processo formativo, pais, treinadores e professores tendem a impor as suas próprias convicções e a não apelar aos valores e motivos de vida intrínsecos dos estudantes. Esta estratégia é normalmente disfuncional, pois os estudos mais recentes revelaram que cada indivíduo apresenta uma estrutura de motivações única. …

1. As seis razões do insucesso escolar (3/6)- Falta de Ambição No processo formativo, pais, treinadores e professores tendem a impor as suas próprias convicções e a não apelar aos valores e motivos de vida intrínsecos dos estudantes. Esta estratégia é normalmente disfuncional, pois os estudos mais recentes revelaram que cada indivíduo apresenta uma estrutura …

Pais e professores acreditam que todos nascem intelectualmente curiosos. Face à esmagadora evidência de que alguns alunos não estão interessados em atividades intelectuais, tentam ainda assim ensinar-lhes as alegrias da vida escolar e académica. Em vez de apelar aos valores e motivos de vida intrínsecos dos estudantes, tentam impor-lhes os seus próprios valores. Esta estratégia …

MENU

Voltar