O comportamento de cada pessoa é moldado e determinado por impulsos internos específicos, resultando num perfil motivacional diferente de indivíduo para indivíduo, o qual precisamos conhecer para ajustar as estratégias de forma personalizada. Cada aluno requer, por isso, uma abordagem motivacional ajustada à sua personalidade.
No processo formativo, pais, treinadores e professores tendem a impor as suas próprias convicções e a não apelar aos valores e motivos de vida intrínsecos dos estudantes. Esta estratégia é normalmente disfuncional, pois os estudos mais recentes revelaram que cada indivíduo apresenta uma estrutura de motivações única.
Conhecer o perfil motivacional do aluno permite-nos agir de forma atempada e preventiva, e permite-nos escolher as medidas a tomar de forma muito personalizada e objetiva, logo com muito maior probabilidade de eficácia.
Steven Reiss, investigador e professor emérito da Universidade de Ohio, identificou seis preditores do insucesso escolar, a saber:
- Medo do fracasso/problemas de autoestima (positivamente correlacionado com uma elevada necessidade de aceitação/aprovação social).
- Baixa Curiosidade (baixa necessidade de conhecimento)
- Falta de Ambição (baixa necessidade de influência)
- Espontaneidade (baixa necessidade de ordem)
- Falta de Responsabilidade (baixa necessidade de honra)
- Combatividade (elevada necessidade de vingança)
Legenda: Gráfico Reiss Motivation Profile (RMP) com o perfil motivacional de um atleta/estudante com baixa necessidade na dimensão Vingança. Neste caso o estudante revelará um comportamento pouco combativo e tendencialmente pacificador. Alguns estudantes com resultados elevados na dimensão Vingança, não todos, têm problemas em gerir a sua raiva, podendo tornar-se brutais. A avaliação do perfil motivacional é realizada através do preenchimento de um questionário RMP online devidamente validado. A análise dos resultados é feita por um psicólogo devidamente certificado em RMP, numa ou várias sessões de coaching, com o atleta/estudante e com os pais. A interpretação do perfil exige a análise da interação dos diferentes motivos de vida.
- Combatividade (elevada necessidade de vingança)
Resultados elevados nesta dimensão indiciam uma predisposição à confrontação, enquanto que os resultados baixos teoricamente indiciam uma predisposição em evitar conflitos.
O comportamento combativo é uma causa importante do subrendimento ao longo da vida. As pessoas com elevada combatividade podem tender a fazer inimigos onde estão amigos em potência. Na escola, as crianças combativas envolvem-se em lutas no recreio, nas cantinas, nos corredores e inclusivé na própria sala de aula. (Mandel, 1997).
Estes estudantes podem dar o seu melhor em situações competitivas. Beneficiarão de carreiras que premeiam a combatividade, nomeadamente a vida militar, a desportiva e a dos negócios.
Quando um estudante é inapropriadamente combativo, os pais e os conselheiros devem ensinar-lhe a diferença entre a competição socialmente aceite e a agressão ou confrontação excessiva e inapropriada. Alguns estudantes com resultados elevados na dimensão Vingança, não todos, têm problemas em gerir a sua raiva, podendo tornar-se brutais.
Como podemos apoiar e desenvolver os estudantes com uma combatividade elevada?
– Os pais e outros mediadores educativos devem ensinar-lhe a diferença entre a competição socialmente aceite e a agressão ou confrontação excessiva e inapropriada.
– As regras de conduta ética e moral devem discutidas, clarificadas e aceites.
– Poderão ser criados grupos de apoio específicos para estes alunos, para treino de competências sociais e de gestão da combatividade.
– Deverá ser dado feedback construtivo sempre que necessário até que as regras sejam interiorizadas e se tornem num hábito.
– É recomendável o treino comportamental nas áreas da assertividade, gestão e resolução de conflitos e da inteligência emocional. Os encarregados de educação deverão ser envolvidos neste treino comportamental.
– Poderão ser operacionalizadas abordagens que valorizem a gestão autónoma dos conflitos.
– Deverá contemplar-se o convívio com personalidades de referência que possam constituir-se como modelos de superação comportamental, académica ou profissional.
– Estratégias de ensino que incluam elementos de competição e gamificação serão vantajosas para estes alunos.
– Os educadores deverão desenvolver competências comunicacionais e de liderança nomeadamente ao nível da assertividade, liderança situacional, inteligência emocional e gestão de conflitos.
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