Motivação e Formação no Desporto: As seis razões do insucesso escolar (6/6)- Combatividade


O comportamento de cada pessoa é moldado e determinado por impulsos internos específicos, resultando num perfil motivacional diferente de indivíduo para indivíduo, o qual precisamos conhecer para ajustar as estratégias de forma personalizada. Cada aluno requer, por isso, uma abordagem motivacional ajustada à sua personalidade.

No processo formativo, pais, treinadores e professores tendem a impor as suas próprias convicções e a não apelar aos valores e motivos de vida intrínsecos dos estudantes. Esta estratégia é normalmente disfuncional, pois os estudos mais recentes revelaram que cada indivíduo apresenta uma estrutura de motivações única.

Conhecer o perfil motivacional do aluno permite-nos agir de forma atempada e  preventiva, e permite-nos escolher as medidas a tomar de forma muito personalizada e objetiva, logo com muito maior probabilidade de eficácia.

Steven Reiss, investigador e professor emérito da Universidade de Ohio, identificou seis preditores do insucesso escolar, a saber:

  1. Medo do fracasso/problemas de autoestima (positivamente correlacionado com uma elevada necessidade de aceitação/aprovação social).
  2. Baixa Curiosidade (baixa necessidade de conhecimento)
  3. Falta de Ambição (baixa necessidade de influência)
  4. Espontaneidade (baixa necessidade de ordem)
  5. Falta de Responsabilidade (baixa necessidade de honra)
  6. Combatividade (elevada necessidade de vingança)

Artigo6

Legenda: Gráfico Reiss Motivation Profile (RMP) com o perfil motivacional de um atleta/estudante com baixa necessidade na dimensão Vingança. Neste caso o estudante revelará um comportamento pouco combativo e tendencialmente pacificador. Alguns estudantes com resultados elevados na dimensão Vingança, não todos, têm problemas em gerir a sua raiva, podendo tornar-se brutais. A avaliação do perfil motivacional é realizada através do preenchimento de um questionário RMP online devidamente validado. A análise dos resultados é feita por um psicólogo devidamente certificado em RMP, numa ou várias sessões de coaching, com o atleta/estudante e com os pais. A interpretação do perfil exige a análise da interação dos diferentes motivos de vida.

  1. Combatividade (elevada necessidade de vingança)

Resultados elevados nesta dimensão indiciam uma predisposição à confrontação, enquanto que os resultados baixos teoricamente indiciam uma predisposição em evitar conflitos.

O comportamento combativo é uma causa importante do subrendimento ao longo da vida. As pessoas com elevada combatividade podem tender a fazer inimigos onde estão amigos em potência. Na escola, as crianças combativas envolvem-se em lutas no recreio, nas cantinas, nos corredores e inclusivé na própria sala de aula. (Mandel, 1997).

Estes estudantes podem dar o seu melhor em situações competitivas. Beneficiarão de carreiras que premeiam a combatividade, nomeadamente a vida militar, a desportiva e a dos negócios.

Quando um estudante é inapropriadamente combativo, os pais e os conselheiros devem ensinar-lhe a diferença entre a competição socialmente aceite e a agressão ou confrontação excessiva e inapropriada.  Alguns estudantes com resultados elevados na dimensão Vingança, não todos, têm problemas em gerir a sua raiva, podendo tornar-se brutais.

Como podemos apoiar e desenvolver os estudantes com uma combatividade elevada?

– Os pais e outros mediadores educativos devem ensinar-lhe a diferença entre a competição socialmente aceite e a agressão ou confrontação excessiva e inapropriada.

– As regras de conduta ética e moral devem discutidas, clarificadas e aceites.

– Poderão ser criados grupos de apoio específicos para estes alunos, para treino de competências sociais e de gestão da combatividade.

– Deverá ser dado feedback construtivo  sempre que necessário até que as regras sejam interiorizadas e se tornem num hábito.

– É recomendável o treino comportamental nas áreas da assertividade, gestão e resolução de conflitos e da inteligência emocional. Os encarregados de educação deverão ser envolvidos neste treino comportamental.

– Poderão ser operacionalizadas abordagens que valorizem a gestão autónoma dos conflitos.

– Deverá contemplar-se o convívio com personalidades de referência que possam constituir-se como modelos de superação comportamental, académica ou profissional.

– Estratégias de ensino que incluam elementos de competição e gamificação serão vantajosas para estes alunos.

– Os educadores deverão desenvolver competências comunicacionais e de liderança nomeadamente ao nível da assertividade, liderança situacional, inteligência emocional e  gestão de conflitos.

 

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