No “HÁ CONVERSA NO FDF” 2ª feira dia 08/06/2020 conversamos sobre “A COORDENAÇÃO TÉCNICA NO FUTEBOL DE FORMAÇÃO“ tivemos como convidados, Luís Filipe, Nuno Naré, Pedro Alegria e Joaquim Jorge. Numa altura de enormes desafios colocados à todos os intervenientes conversamos sobre a função do coordenador técnico da formação, da retoma da actividade no futebol …

0 329

O scouting é talvez das temáticas mais complexas e que nos dias de hoje requer maior dedicação na medida em que implica um investimento enorme em horas de trabalho e desempenha um papel fundamental e decisivo no futebol moderno. Primeiro e antes de entrar na temática em si, devemos perceber do que se trata a …

2 1k

Décimo nono programa do “HÁ CONVERSA NO FDF” conversamos sobre “A FORMAÇÃO DE AGENTES DESPORTIVOS EM PORTUGAL” tivemos como convidados o André Seabra, Carlos Diniz, Luciano Gonçalves, Diamantino Gonçalves e Rui Alexandre Jesus . Numa altura de enormes desafios colocados a todos os intervenientes no futebol de formação, conversamos sobre o papel, objetivos e os …

1 185

Décimo Sétimo programa do “Há Conversa no FDF” sobre “FUTSAL DE FORMAÇÃO, OBJECTIVOS E NOVOS DESAFIOS” temos como convidados o Pedro Cary, João Freitas Pinto, Jorge Delgado, Raul Moreira e Pedro Dias. Numa altura de enormes desafios colocados a todos os intervenientes no mundo do Futsal, iremos conversar sobre a FUTSAL DE FORMAÇÃO. Estão desde …

0 342

Décimo quarto programa do “HÁ CONVERSA NO FDF” conversamos sobre “A IMPORTÂNCIA DO TREINO ESPECÍFICO DE GUARDA REDES” tivemos como convidados o Fernando Brassard, Ricardo Pereira, João Santos e Marco Pereira. Numa altura de desafios falamos sobre o treino e as especificidades da posição de Guarda Redes, evolução do treino e analisar as etapas no …

0 315

Nono programa do “HÁ CONVERSA NO FDF” conversamos sobre “O PROCESSO DE SCOUTING NO FUTEBOL DE FORMAÇÃO,VIRTUDES E LIMITES “ tivemos como convidados Nuno Félix, José Boto, André Mendes e Pedro Santos. Numa altura de enormes desafios e mudanças conversamos sobre uma área fundamental no futuro do FUTEBOL DE FORMAÇÃO. Estão desde já convidados a …

1 247

TALENTO “O jogador para ser identificado tem de ser desenvolvido previamente.” Daniel Barreira, 2020 Neste artigo trago um tema muito debatido no âmbito do futebol de formação: o TALENTO. Nas linhas que se seguem irei procurar esclarecer, de acordo com a minha perspetiva, este conceito de enorme complexidade e também os processos de identificação, de …

0 1.5k

Introdução O lema “formar a ganhar”, adotado originalmente por um clube de referência no contexto do futebol em Portugal, foi, entretanto, seguido por departamentos de formação de outros clubes nacionais de menor dimensão. A título pessoal, nada tenho contra o lema em questão, no entanto, julgo que o seu emprego e utilidade devem ser cuidadosamente …

2 2.7k

A sociedade atual atenta cada vez mais a particularidades, afirma-se muitas vezes que no desporto são os pormenores que fazem a diferença. Por que será que isso acontece? Será a banalidade de ações que faz com que os pormenores sobressaiam? Ou serão os pormenores que se evidenciam perante o “marasmo” das restantes ações? O talento …

0 3k

Actualmente é enorme a quantidade de crianças e jovens que ambicionam um dia vingar no futebol profissional, implicando que por parte dos clubes haja uma preocupação por detectar e seleccionar crianças e jovens com características que o possam tornar profissional da modalidade e que revelem potencial para integrar as suas equipas. Seria tudo mais simples se …

0 6.5k

O que é talento? O que é que significa? Como o podemos identificar? Será que sabemos sequer o que estamos à procura? Este trata-se sempre de um tema que gera muitas discussões quer a nível académico quer nos clubes e por vezes surpreende todos os Treinadores de futebol. Hoje se escrevermos num papel 5 jogadores que treinamos e …

0 3.9k

MENU

Voltar