“O futebol de rua pode, na rua não ser…”  Vítor Frade – Curar o Jogar  Da coluna semanal do Jornal A Bola “O jogo infinito” de Jorge Valdano surge mais …

1 712

Introdução O lema “formar a ganhar”, adotado originalmente por um clube de referência no contexto do futebol em Portugal, foi, entretanto, seguido por departamentos de formação de outros clubes nacionais …

2 2k

Notas prévias: (1) o texto foi originalmente publicado, em 2015, no blogue Linha de Passe (http://linhadepasse.blogspot.com); (2) está particularmente direcionado aos treinadores que atuam na etapa “Início e Desenvolvimento do …

0 3.5k

Atualmente, existe um grande paradigma no futebol de formação relacionado com duas questões: Estaremos nós a formar atletas para ser melhores jogadores e melhores pessoas ou estaremos nós a formatar …

1 1.8k

Num momento em que o futebol é cada vez mais entendido como uma área de negócio em expansão à escala global, basta atentarmos para os muitos milhões que movimenta, o …

0 1.1k

Há cerca de um ano atrás publicámos vários artigos sobre este tema e problemática. Após a publicação do CO nº 1 da FPF relativo à época 2018/2019 importa acima de …

14 4k

O que será mais fácil? Um exercício feito de forma repetitiva até que fique “perfeito”, ou a constante alteração de exercícios que poderá provocar uma certa confusão nos atletas? É …

3 2.8k

Nota Prévia: Esta crónica não é, de forma alguma, uma crítica ou algum tipo de desrespeito a qualquer treinador de futebol. Apenas servirá de debate a quem o pretender fazer. …

2 2.8k

Optei nesta crónica por falar de algo que não tem tido muito ímpeto. A necessidade de existir o futebol de 9 no futebol de formação. Sou suspeito a falar disto, …

0 4k

Nos dias em que vivemos, não é surpresa a publicação de notícias respeitantes a um conjunto de questões relacionadas com a violência. Estas situações merecem muita atenção por parte da …

0 543

Há uns tempos passei por um clube de futebol e fiquei a ver um pouco do treino. O exercício que estava a decorrer consistia em duas partes. A primeira era …

0 2.9k

MENU

Voltar