No “HÁ CONVERSA NO FDF” 2ª feira dia 08/06/2020 conversamos sobre “A COORDENAÇÃO TÉCNICA NO FUTEBOL DE FORMAÇÃO“ tivemos como convidados, Luís Filipe, Nuno Naré, Pedro Alegria e Joaquim Jorge. Numa altura de enormes desafios colocados à todos os intervenientes conversamos sobre a função do coordenador técnico da formação, da retoma da actividade no futebol …

0 336

No “Há Conversa no FDF” 2 feira, 15/6/2020 pelas 22h00 em direto conversamos sobre “A PREVENÇÃO DE LESÕES DESPORTIVAS NO JOVEM ATLETA“ teremos como convidados, Diana Silva, Nuno Loia, José Fonseca, Luís Nascimento. Numa altura de enormes desafios colocados à todos os intervenientes iremos conversar sobre o regresso aos treinos, aos cuidados a ter na …

0 204

Qualquer treinador, independentemente do escalão com que trabalha, procura o sucesso. No entanto, importa ter consciência que esse mesmo sucesso é mensurável de forma diferente consoante o respetivo escalão. Na minha perspetiva, nas etapas iniciais de formação, o sucesso deve estar diretamente relacionado com o processo e não com o resultado (o qual tem mais …

1 1.2k

Décimo Sexto programa do “HÁ CONVERSA NO FDF” conversamos sobre “A CARREIRA DE TREINADOR E A SUA FORMAÇÃO” tivemos como convidados o José Pereira, Pedro Sequeira, Vítor Maças e Bruno Travassos. Numa altura de enormes desafios colocados a todos os intervenientes no mundo do Futebol, iremos conversar sobre a FORMAÇÃO DE TREINADORES, nomeadamente no Futebol …

0 280

Décimo quarto programa do “HÁ CONVERSA NO FDF” conversamos sobre “A IMPORTÂNCIA DO TREINO ESPECÍFICO DE GUARDA REDES” tivemos como convidados o Fernando Brassard, Ricardo Pereira, João Santos e Marco Pereira. Numa altura de desafios falamos sobre o treino e as especificidades da posição de Guarda Redes, evolução do treino e analisar as etapas no …

0 318

5º Programa do “HÁ CONVERSA NO FDF“ A conversa foi sobre A ÉTICA DESPORTIVA NO FUTEBOL DE FORMAÇÃO. tivemos como convidados, Vitor Santos e João Capela, ambos Embaixadores da Ética Desportiva do PNED, o José Lima, coordenador do PNED e Rui Moura Psicólogo do Desporto e Coordenador da Escola de Pais. Numa altura de enormes …

0 275

“É preciso dizer que há declínio enorme nas últimas décadas do ponto de vista de tempo e espaço para brincar. Para ter uma ideia, 70% das crianças em Portugal brincam menos de uma hora por dia. As crianças hoje têm menos tempo para brincar do que os prisioneiros nas prisões, que têm mais tempo de …

1 1.9k

Quando se fala em especialização precoce, pretende-se, obviamente, afirmar que o treino acontece antes do tempo próprio, por isso, de uma forma prematura. Assim, quando falamos de treino precoce, referimo-nos a um treino prematuramente especializado e não a todo o processo de preparação desportiva iniciado em idades baixas, independentemente da orientação, dos conteúdos e da …

2 5.4k

Introdução O lema “formar a ganhar”, adotado originalmente por um clube de referência no contexto do futebol em Portugal, foi, entretanto, seguido por departamentos de formação de outros clubes nacionais de menor dimensão. A título pessoal, nada tenho contra o lema em questão, no entanto, julgo que o seu emprego e utilidade devem ser cuidadosamente …

2 2.7k

Num momento em que o futebol é cada vez mais entendido como uma área de negócio em expansão à escala global, basta atentarmos para os muitos milhões que movimenta, o número de empregos que consegue gerar e a produção de um efeito multiplicador muito maior que o registado na maioria dos outros sectores de actividade, …

0 1.3k

A criatividade é uma característica psicológica importante para se chegar ao topo. O desenvolvimento do pensamento criativo é reconhecido como um recurso essencial para atingir e manter um desempenho superior no futebol, existe, no entanto, pouco conhecimento do seu papel no campo desportivo. Os resultados de alguns estudos mostram que os desenvolvimentos desportivos e recreativos …

2 7.6k

Nota Prévia: Esta crónica não é, de forma alguma, uma crítica ou algum tipo de desrespeito a qualquer treinador de futebol. Apenas servirá de debate a quem o pretender fazer. Engane-se quem pensa que só perceber de tática é quem vai ter sucesso no mundo do futebol. Acima de tudo, estamos a treinar ou a …

2 3.3k

MENU

Voltar