Professora eu quero ser futebolista!!!

Quantas e quantas vezes oiço esta frase??? 

A primeira resposta que me ocorre é a que oiço mais frequentemente e que o meu lado racional me aponta sem qualquer hesitação.  Devo dizer-lhe que respeito esse seu desejo mas pedir-lhe que tenha um plano B, pois eu sei que apenas 1% dos jovens que praticam futebol chegarão ao futebol profissional!!! É meu dever acrescentar, que é um percurso muito difícil, cheio de contrariedades e que precisa de ser muito forte para lá chegar.

Mas, o meu lado irracional começa logo a pulsar, e, se for este o 1%??? Quem sou eu, para destruir sonhos?

Hoje os miúdos são inundados de informações sobre scoutings, academias, seleções… E nós, que os enchemos de sonhos, somos os primeiros a tentar destruí-los. Não, não farei isso!!! Decidi que serei a exceção, tudo o que o meu lado racional lhe disser, qualquer um o poderá fazer!!! Eu vou ser a exceção!

Decidi dizer-lhe que sim, que pode e deve continuar a sonhar, afinal é o seu Sonho!!

Queres ser a exceção???

Afasta-te dos destruidores de sonhos, aqueles que te dizem que o teu sonho é impossível que olham para ti com desdém ou que ficam em silêncio mas que o seu olhar de descriminação diz tudo. Afasta-te, mas escuta-os com atenção, pois nos seus obstáculos podem estar pistas para o teu sucesso, algo em que ainda não pensaste mas que deves ter em conta.

Lembra-te que o apoio da tua família e dos teus amigos vai ser fundamental na tua caminhada. Vais precisar deles sempre, pois gostam muito de ti, conhecem te melhor que ninguém e nas dificuldades que vais ter, serão os teus pilares fundamentais.

Aumenta o teu tempo de prática, liga-te a profissionais competentes que promovam a qualidade de treino, que te dêem bons conselhos e que te respeitem na tua individualidade.

Sê competente no trabalho, desfruta das tuas aptidões mas dá sempre o melhor de ti em cada treino, coloca tudo de ti em tudo o que fazes!

Descansa, irás perceber que este conselho será essencial nos momentos em que pensas que não podes dar mais, que estás nos teus limites. Para, descansa e reflete, a tua privacidade, o teu conforto e os teus momentos contigo serão os mais esclarecedores de sempre.

Lê, estuda, aprende! O conhecimento irá ajudar-te a encontrar soluções quando todos só vêem problemas.

Assume o erro como parte da tua formação. Usa-o para evoluíres e te superares. Nunca culpes os outros pelos teus erros. Procura em ti as respostas, quando as encontrares não olhes mais para trás. Ergue-te, avança e passa ao nível seguinte!

E acima de tudo, respeita-te, sê verdadeiro, honesto, dedicado, comprometido e obstinado e nunca, nunca te esqueças de sorrir! Esse sorriso que te coloca um brilhozinho nos olhos e que transparece ao mundo que és feliz, porque fazes o que mais gostas pois acreditas em ti e vais alcançar tudo aquilo a que te propuseste, afinal:

 – O Sonho é Teu!!!

Sem comentários

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Anterior FUTEBOL - DO TREINO À COMPETIÇÃO
Próximo O DESENVOLVIMENTO DO FUTEBOL FEMININO DE FORMAÇÃO