Começamos este novo artigo, utilizando como mote a antítese de uma velha expressão popular, realçando os bons exemplos e a coragem de um juiz espanhol. Juiz que soube aplicar a lei, na defesa dos valores fundamentais na convivência entre pessoas nas suas interações diárias e, neste caso específico na sua relação com o desporto, concretamente em escalões do futebol lúdico / formação.

Ao aplicar uma pena de prisão efetiva de 9 meses por insultos de ordem racista a um jovem árbitro, num jogo de crianças de 11 anos, o juiz deu um importante contributo para um desporto melhor e mais saudável, nomeadamente nestes escalões, assumindo efetivamente a sua responsabilidade para com a sociedade.

Muitos, nomeadamente nas redes socais, em que a notícia está a ser partilhada e replicada, afirmam que gostavam de ver a mesma lei ser aplicada em Portugal. Hoje, vimos assim transmitir que não será de certeza pela ausência de legislação e regulamentação, relembrando a todos a existência da Lei 52/2013 de 25 de julho, que é muita clara para os casos de distúrbios em recintos desportivos.

Na realidade o que tem faltado é a coragem na aplicação da Lei pelos agentes responsáveis por tal bem como a falta proatividade e de cultura cívica que a maioria de nós ainda não possui. De facto, grande parte dos jogos dos escalões lúdicos / formação realizam-se sem a presença das forças policiais o que não devia implicar que os dirigentes desportivos e o público em geral se demitissem das suas responsabilidades e funções. É da responsabilidade de todos a denuncia às autoridades de elementos que, com o seu comportamento inaceitável e violador das mais elementares regras de convivência e de respeito entre pessoas e coletividades, continuam a ficar impunes e a circularem livremente pelos nossos recintos desportivos.

Devemos todos de deixar de ter medo e complexos, sair da nossa zona de conforto e contribuirmos para um melhor ambiente desportivo! É premente atuarmos, denunciando e identificando pessoas que pelas suas atitudes e comportamentos não têm nenhum respeito pelos outros! Deste modo poderemos exigir às autoridades que cumpram o seu dever em conformidade com a lei em vigor para que também estas assumam as suas responsabilidades, sob pena de existirem leis apenas para fazer de conta …

Algo tem que mudar e mudar rapidamente! Não basta estarmos constantemente a lamentarmo-nos da atual situação e ao estado em que o futebol de formação / lúdico chegou. Nem tão pouco a deixarmo-nos contaminar e ludibriar por péssimos exemplos dos dirigentes e intervenientes do futebol profissional. É urgente tomarmos parte ativa na solução do nosso problema!

Deixamos aqui o nosso contributo, como elementos de um portal e uma página nas redes sociais, que lutam desta forma por um futebol lúdico / formação saudável. Dizer ainda que estamos todos disponíveis para essa ação em prol do futuro dos nossos jovens e crianças. É nossa obrigação!

Sem comentários

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Anterior Em Espanha: Pai condenado a prisão por insultos a árbitro em jogo sub-11
Próximo Antes de ser Diretor Desportivo era Pai