Andamos por vezes tão ocupados com a formação e os treinos dos nossos atletas que por vezes nem olhamos para o bom que se está a construir para que estes mesmos atletas progridam no seu percurso formativo.
Quantos de nós conhecemos o projeto piloto UAARE?
Hum!
Será que é mais uma metodologia de treino? Uma APP para os nossos filhos melhorarem em rendimento desportivo?
Nada disso!
O Projeto-piloto UAARE foi buscar a sua fonte de inspiração ao Gabinete de Apoio ao Alto Rendimento (GAAR) em Montemor-o-Velho, criado há quase uma década e que quase ninguém ouviu falar – infelizmente – mas que os resultados falam por si, pois resultou em campeões nacionais, medalhas internacionais, alunos integrados no projeto olímpico e uma taxa de sucesso escolar acima dos 90%.
Foi com esse espírito que o projeto foi replicado e hoje pretende chegar a todo o País.
O projeto é suportado por legislação:
- Decreto-Lei n.º 272/2009, de 1 de outubro,
- Decreto-Lei n.º 45/2013, de 5 de abril
onde constam um conjunto de medidas de apoio aos alunos em regime de alto rendimento ou integrados em seleções nacionais, respetivamente.
Mas fundamentalmente é com o despacho conjunto n.º 9386-A/2016, de 21 de julho, da Secretária de Estado da Educação e dos Secretários de Estado da Educação e da Juventude e do Desporto que este projeto ganha o alcance devido.
O que é o UAARE?
As UAARE – Unidades de Apoio ao Alto Rendimento na Escola são escolas-piloto especialmente focadas em garantir uma sincronia perfeita entre a Escola e o Atleta, garantindo que este nunca esteja desenquadrado do processo formativo e que, por força de jogos ou torneios possa sempre acompanhar o seu percurso formativo e ser acompanhado.
Esta sincronia entre os agrupamentos de escola, os encarregados de educação, as federações desportivas e seus agentes e os municípios, permite conciliar a atividade escolar permite conciliar, com sucesso, a atividade escolar com a a prática desportiva de alunos/atletas nas escolas afetas a este projeto.
Munido de equipas pedagógicas preparadas para acompanhar o processo pedagógico e apoio psicológico para cada um dos alunos envolvidos, tendo em consideração as suas particulares necessidades , o projeto já funciona em várias escolas, desde Lisboa, Rio Maior, Montemor o Velho e Porto.
Informação sobre o Projeto-piloto em pdf aqui
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