Quem gosta de futebol, é obrigatório gostar de ganhar, Não é por ser criança ou treinador de escalões mais novos que isso é diferente
Ultimamente muitos falam do ganhar como um aspecto negativo na formação, para mim ganhar faz parte do futebol, seja em que idade for, o que devemos pensar não é no ganhar, mas o caminho escolhido para o conseguir.
Na formação existe dois tipos de treinadores:
Os treinadores que acreditam que para ganhar é preciso respeitar o processo, que indicam uma serie de comportamentos/valores que devemos ter para alcançar esse objectivo.
Os treinadores de resultados, aqueles que o ganhar é simplesmente marcar mais um golo que o adversário, sem a existência de valores/ética para esse processo.
Na minha opinião o caminho certo é o treinador que gosta de ganhar, mas não se identifica no “treinador resultadista”
Na formação é sempre positivo ganhar, e devemos passar a mensagem da vitória.
Eu acredito na forma “formar a ganhar”.
Uma criança de hoje será um homem do amanha, no futebol como na vida o objectivo passa por ganhar, o treinador deve fazer parte desse sonho, mas terá a responsabilidade de incutir o verdadeiro sentimento da vitoria.
O treinador deve encorajar para a vitória, fazer acreditar que no futebol tudo é possível.
Mas terá sempre de mencionar que a derrota também faz parte, incutir que o processo, valores e comportamentos para a vitória, serão os mesmos na derrota.
Importante é nunca perder os ideais, tanto na vitória como na derrota.
Eu acredito firmemente que um atleta para sentir motivado a continuar a sua prática desportiva tem de ganhar.
Dentro dos valores mais importantes do futebol, o respeito e humildade, é contagiante ver a vontade de ganhar que muitos atletas demonstram, muitas vezes partilham esse desejo pelos menos crentes.
Neste contexto ganhar é extremamente importante na formação.
O processo que nos leva a ganhar é uma enorme ferramenta para a fase adulta.
Agora todos aqueles que o ganhar é simplesmente marcar mais um golo, desculpem mas nunca vão poder fazer os vossos atletas sentir a verdadeira vitoria.
E por vezes são esses adultos que não sabem dar valor a nada, que pensam que tudo pode ser conseguido, seja da maneira que for.
Respeito é uma palavra que não existe.
Possivelmente foi no seu percurso de formação que esse trabalho foi mal feito.
Futebol é a melhor escola da vida.
Com pouco se diz muito. Corroboro, totalmente, com o que escreveu.
Há treinadores/formadores que apenas se focam com o objectivo de formar os atletas. Mas depois as crianças têm em casa alguém que lhes transmite o conceito do ganhar a todo o custo. Acabam por entrar em conflito. Depois há o inverso. Os treinadores que apenas pensam na vitória como objectivo único e a formação que se faça em casa.
Quer queiramos, quer não, este é um trabalho que deveria ser feito em conjunto. Na impossibilidade de em casa não haver o acompanhamento adequado, o bom treinador/formador terá de incutir o ganhar aliado à formação de um atleta leal que não queira a vitória de qualquer forma.
Bom trabalho.