A Associação de Futebol de Leiria implementou na época 2015/16 o Programa “Saber Estar no Futebol”, um projecto composto por três fazes sendo a ultima fase lançada na época de 2017/18.

Quando surgiu a ideia e quais os objectivos estratégicos deste programa?

Esta iniciativa iniciou-se na época desportiva 2015/16 tendo como objetivo central contribuir para o desenvolvimento harmonioso da personalidade dos jovens atletas, assente em sólidos valores desportistas. Este aspeto é fundamental para a formação do” Homem do Amanhã” e está intimamente ligado aos comportamentos que os familiares desses atletas tem durante os Jogos e ou Treinos, assim, o Saber Estar no Futebol da AFLeiria irá promover ao longo de três épocas desportivas um Programa que tentará ajudar a erradicar os comportamentos inadequados que por vezes surgem num jogo de futebol, promovendo uma conduta exemplar de todos os intervenientes deste desporto.

A 1ª fase além da entrega de 7000 livros, as reuniões com os clubes versou essencialmente à volta de que problemas?

Numa 1ª fase a direção da AFLeiria realizou três ações descentralizadas de sensibilização. Nestas ações foi apresentado o Código de Ética, dirigido a todos os que têm influência direta ou indireta na formação dos jovens atletas, visando a promoção do fair play. Foi ainda relembrado o papel fundamental que o diretor de equipa, enquanto elo de ligação entre o jogador e o ambiente desportivo, tem na prevenção/dissuasão de comportamentos inadequados, podendo assim, contribuir para evitar o abandono precoce dos jovens atletas da prática desportiva.

Estas ações de sensibilização terminaram com a realização de inquéritos anónimos a todos os presentes, que tiveram como objetivo ajudar a AFLeiria a auscultar a opinião de quem anda no “terreno” e a obter novas ideias de intervenção para melhorar comportamentos. Após análise destes inquéritos, os mesmos foram divulgados junto aos Clubes.

Em paralelo a estas sessões a AFLeiria entregou aos Clubes Filiados com escalões de Infantis, Benjamins, Traquinas e Petizes, um livro com o Código de Ética e Fair Play por cada atleta inscrito, para que estes levassem para casa, sensibilizando assim os respetivos familiares.

Quais são os principais destinatários deste programa?

Como já referi, numa 1ª fase os destinatários foram os Diretores e Treinadores das equipas, estamos agora na segunda fase que será mais focalizado nos familiares dos atletas. No entanto é de realçar que todo este programa tem como objetivo a Defesa do Jovem Praticante, ou seja os destinatários finais são os Jovens Atletas que de certeza terão uma melhor e mais correta formação se não assistirem a atos menos próprios de todos os intervenientes num jogo de futebol.

Nesta 2ª fase também irão dar conta do prémio Clube Excelência do Saber Estar no Futebol, podemos saber mais em concreto como se irá desenrolar este processo (candidatura e parâmetros de avaliação).

Nesta época desportiva (2016/17) iniciou-se a segunda fase do Saber Estar no Futebol, onde a AFLeiria irá realizar Sessões de Sensibilização/Debate nas próprias Sedes dos clubes que se inscreveram e que apenas necessitam de reunir o máximo de Encarregados de Educação e outros agentes desportivos para poderem assistir a esta Sessão da responsabilidade do Vice presidente da AFLeiria, Prof. Carlos Martins e do Psicólogo, Mestre em Ciências da Educação e Pós Graduado em Desenvolvimento Motor, Dr. Fernando Ferreira. Durante os meses de abril e maio em todas as sextas feiras e sábados estas Sessões serão nos próprios Clubes que se inscreveram, em Junho haverá 3 Sessões, uma nas Caldas, outra em Pombal e a terceira em Leiria para os Clubes que não tiveram a oportunidade de terem estas Sessões nas suas Sedes, assim, poderão assistir a estas mas com a condicionante de terem que estar presentes com um mínimo de 15 Encarregados de Educação.

Esta 2ª fase terminará com a indicação por parte dos Clubes de um seu representante para ser o Embaixador do Saber Estar no Futebol que será o elemento de ligação entre o Clube e a AF Leiria em todo este programa.

Sobre o Prémio “Clube Excelência no Saber Estar no Futebol” será atribuído na 3ª Fase deste Projeto na época de 2017/18 e só poderão participar no mesmo os Clubes que se inscreveram para estas sessões. Os parâmetros avaliativos deste prémio ainda são provisórios, e serão apresentados nessas Sessões, no entanto, estão sujeitos / abertos a sugestões por parte dos clubes até ao final desta época desportiva, para que na próxima esses parâmetros sejam os definitivos e que venham premiar os Clubes que mais se destacaram na boa conduta desportiva.

Pode obter mais informações em AF Leiria

O nosso agradecimento à  Direcção  da A.F. LEIRIA pela sua disponibilidade e por esta iniciativa inédita no País.

Sem comentários

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Anterior Um olhar sobre o futebol de formação: O antes e o agora
Próximo AF SANTARÉM institui a atribuição do prémio Distinção Melhor Aluno/Atleta.