Quer seja através dos fundamentos que dão origem ao PNED, quer através da sua implementação propriamente dita que este plano vinca de forma clara e inequívoca a importância de desenvolver um trabalho no âmbito da ética e dos valores junto dos escalões de formação, numa intervenção alargada a todos os seus intervenientes, com enfoque especial nos pais destes atletas. A pertinência e importância desta intervenção nos escalões de formação justifica-se de forma simples e directa, baseando-se na crença (ou mesmo na certeza) de que ao intervir precocemente estaremos a construir um futuro melhor. Desta forma, ao incutirmos nas nossas crianças e jovens – os adultos de amanhã – uma cultura desportiva baseada em valores éticos, estaremos a criar raízes para um futuro alicerçado em valores desportivos que primarão pelo respeito, pela verdade, pela cooperação, pela responsabilidade, pela solidariedade, pela verdade, entre muitos outros.
Conforme é sabido, é indiscutível o papel da ética no desenvolvimento de competências, no contexto das novas exigências de desenvolvimento pessoal, social e profissional dos indivíduos, com vista a uma sociedade equilibrada e funcional, sendo que desta forma o desporto se apresenta como uma ferramenta privilegiada de desenvolvimento pessoal e social. Neste sentido, acreditamos que ao formar jovens desportistas providos de valores éticos, estaremos igualmente a formar cidadãos eticamente responsáveis.
No âmbito da intervenção precoce, ou seja, nos escalões de formação, torna-se imperioso que a mesma inclua todos os agentes envolvidos, onde um trabalho exclusivamente realizado junto dos atletas poderá tornar-se inócuo e irrelevante se as referências desses jovens não partilharem também eles de uma postura desportiva baseada em valores éticos. Referimo-nos portanto aos Pais e Treinadores destes jovens, que são os últimos responsáveis pela promoção e aquisição de valores positivos por parte dos seus filhos e atletas, funcionando como exemplos para estas crianças e jovens.
Desta forma o PNED tem, desde o início da sua implementação, promovido acções de formação e sensibilização e desenvolvido materiais e recursos dirigidos a estes dois públicos específicos, tendo ainda organizado eventos de debate e reflexão acerca do papel dos pais e treinadores na formação desportiva das crianças e jovens.
São do conhecimento geral alguns comportamentos, atitudes e posturas promovidas por pais de atletas completamente inadequadas e até “perversas” face áquilo que se ambiciona ser um desporto saudável, baseado no fair play e em valores éticos. As questões da exigência e interferência negativa, excessiva e desmedida, na vida desportiva dos filhos baseada em expectativas muitas vezes irrealistas e utópicas ou o uso de linguagem inapropriada e adopção de comportamentos e posturas agressivas e muitas vezes violentas são alguns dos exemplos que podem ser dados.
Desta forma, gostaria o PNED de reconhecer e valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo portal “Futebol de Formação” que se apresenta como um espaço cibernético que enaltece, por um lado, a importância do futebol de formação como base para um futuro desportivo baseado em valores éticos, e por outro o papel fundamental que os pais e treinadores têm neste processo. Tem o objectivo de reunir, concentrar e divulgar informação respeitante ao futebol de formação, com a finalidade de produzir conteúdos de qualidade, dando no entanto um enfoque especial a temas que nem sempre são devidamente considerados e divulgados, como são exemplo os temas relacionados com a motivação, psicologia, nutrição ou ainda aqueles que mais dizem respeito ao PNED como são o fair play e a ética, e que merecem destaque no referido portal. Nesta medida, será com gosto, partilhar neste portal conteúdos do PNED. São iniciativas deste género que nos fazem acreditar e que nos motivam na busca contínua por este desígnio que no fundo, todos consideram fundamental, mas que nem todos operacionalizam.
José Lima
Coordenador do PNED
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