O site “Futebol de Formação” visto pelo PNED


PNED

Quer seja através dos fundamentos que dão origem ao PNED, quer através da sua implementação propriamente dita que este plano vinca de forma clara e inequívoca a importância de desenvolver um trabalho no âmbito da ética e dos valores junto dos escalões de formação, numa intervenção alargada a todos os seus intervenientes, com enfoque especial nos pais destes atletas. A pertinência e importância desta intervenção nos escalões de formação justifica-se de forma simples e directa, baseando-se na crença (ou mesmo na certeza) de que ao intervir precocemente estaremos a construir um futuro melhor. Desta forma, ao incutirmos nas nossas crianças e jovens – os adultos de amanhã – uma cultura desportiva baseada em valores éticos, estaremos a criar raízes para um futuro alicerçado em valores desportivos que primarão pelo respeito, pela verdade, pela cooperação, pela responsabilidade, pela solidariedade, pela verdade, entre muitos outros.

Conforme é sabido, é indiscutível o papel da ética no desenvolvimento de competências, no contexto das novas exigências de desenvolvimento pessoal, social e profissional dos indivíduos, com vista a uma sociedade equilibrada e funcional, sendo que desta forma o desporto se apresenta como uma ferramenta privilegiada de desenvolvimento pessoal e social. Neste sentido, acreditamos que ao formar jovens desportistas providos de valores éticos, estaremos igualmente a formar cidadãos eticamente responsáveis.

No âmbito da intervenção precoce, ou seja, nos escalões de formação, torna-se imperioso que a mesma inclua todos os agentes envolvidos, onde um trabalho exclusivamente realizado junto dos atletas poderá tornar-se inócuo e irrelevante se as referências desses jovens não partilharem também eles de uma postura desportiva baseada em valores éticos. Referimo-nos portanto aos Pais e Treinadores destes jovens, que são os últimos responsáveis pela promoção e aquisição de valores positivos por parte dos seus filhos e atletas, funcionando como exemplos para estas crianças e jovens.

Desta forma o PNED tem, desde o início da sua implementação, promovido acções de formação e sensibilização e desenvolvido materiais e recursos dirigidos a estes dois públicos específicos, tendo ainda organizado eventos de debate e reflexão acerca do papel dos pais e treinadores na formação desportiva das crianças e jovens.

São do conhecimento geral alguns comportamentos, atitudes e posturas promovidas por pais de atletas completamente inadequadas e até “perversas” face áquilo que se ambiciona ser um desporto saudável, baseado no fair play e em valores éticos. As questões da exigência e interferência negativa, excessiva e desmedida, na vida desportiva dos filhos baseada em expectativas muitas vezes irrealistas e utópicas ou o uso de linguagem inapropriada e adopção de comportamentos e posturas agressivas e muitas vezes violentas são alguns dos exemplos que podem ser dados.

Desta forma, gostaria o PNED de reconhecer e valorizar o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo portal “Futebol de Formação” que se apresenta como um espaço cibernético que enaltece, por um lado, a importância do futebol de formação como base para um futuro desportivo baseado em valores éticos, e por outro o papel fundamental que os pais e treinadores têm neste processo. Tem o objectivo de reunir, concentrar e divulgar informação respeitante ao futebol de formação, com a finalidade de produzir conteúdos de qualidade, dando no entanto um enfoque especial a temas que nem sempre são devidamente considerados e divulgados, como são exemplo os temas relacionados com a motivação, psicologia, nutrição ou ainda aqueles que mais dizem respeito ao PNED como são o fair play e a ética, e que merecem destaque no referido portal. Nesta medida, será com gosto, partilhar neste portal conteúdos do PNED. São iniciativas deste género que nos fazem acreditar e que nos motivam na busca contínua por este desígnio que no fundo, todos consideram fundamental, mas que nem todos operacionalizam.

José Lima

Coordenador do PNED

Sem comentários

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Anterior Formar ou Ganhar? Existe Incompatibilidade?
Próximo Formação Desportiva da Criança e do Jovem