Motivação e Formação no Desporto: As seis razões do insucesso escolar (1/6)
Pais e professores acreditam que todos nascem intelectualmente curiosos. Face à esmagadora evidência de que alguns alunos não estão interessados em atividades intelectuais, tentam ensinar-lhes as alegrias da vida escolar e intelectual. Assim, em vez de apelar aos valores e motivos de vida intrínsecos dos estudantes, tentam impor-lhes os seus próprios valores. Esta estratégia não funciona, pois a investigação revelou que cada indivíduo apresenta uma estrutura motivacional única. O comportamento de cada um é moldado e determinado por impulsos internos específicos que é preciso conhecer para ajustar as estratégias de forma individualizada. Cada aluno requer uma abordagem personalizada, como se se tratasse de um atleta de alto rendimento ou de um executivo em processo de coaching.
Steven Reiss identificou seis preditores do insucesso escolar, a saber:
1- Medo do fracasso/problemas de autoestima (positivamente correlacionado com uma elevada necessidade de aceitação/aprovação social)
Indivíduos com elevada necessidade de aceitação social evidenciam receio de falhar, o que leva os estudantes a não investir nas tarefas escolares de modo a evitar um maior sofrimento psicológico. Estes estudantes podem investir significativamente em tarefas fáceis, mas não quando são desafiados. Estudantes com resultados elevados na dimensão da aceitação terão melhores resultados se os pais e os professores os apoiarem e os encorajarem. Apresentarão piores resultados quando forem avaliados, criticados ou se lhes gritarem.
Steven Reiss (The normal personality: a new way of thinking about people. Cambridge University Press, New York, 2008)
Legenda: Gráfico RMP (Reiss Motivation Profile) com o perfil motivacional de um atleta/estudante com baixa necessidade na dimensão Aceitação Social. A interpretação do perfil exige a análise da interação dos diferentes motivos de vida. A avaliação do perfil motivacional é realizada através do preenchimento de um questionário RMP online devidamente validado. A análise dos resultados é feita por um especialista certificado, numa ou várias sessões de coaching, com o atleta/estudante e com os pais.
Sem comentários