Sinopse

A obra que agora apresentamos dá-nos a conhecer uma outra perspetiva para a análise do futebol considerando algumas variáveis que nem sempre são tidas em conta. Há uma necessidade premente de entender a essência do futebol, percebendo como este está constantemente a evoluir. É nosso intuito com esta obra alertar para alguns fatores que em nosso entender são cruciais para a evolução do futebol e para a análise dos futebolistas. A recolha de dados e análise de variáveis pertinentes dão-nos mais garantias, permitindo-nos errar cada vez menos, e alcançar melhores resultados. Conhecer o jogo é fundamental para entender de forma mais correta como intervir em cada momento. É este o contributo que pretendemos dar com esta obra, onde nos focamos na observação de equipas e futebolistas, o scouting, um tema que é muito atual e essencial para conhecer melhor os nossos jogadores e os adversários, quer individual quer coletivamente. Alertamos na nossa obra para o perigo da preocupação desmesurada em conhecer os adversários, quando na realidade raramente nos conhecemos e a nossa equipa aprofundadamente. Apresentamos ainda algumas propostas concretas para a observação e análise de futebolistas, onde através de exemplos de casos e situações amplamente conhecidos mostramos as preocupações que devem ser tidas em conta nesta área para obter melhores resultados. Uma obra com um olhar diferente, que concilia conhecimento científico com experiência no terreno, e que pretende contribuir para aprofundar o saber sobre o futebol, as equipas e os seus jogadores.

Este livro pode ser adquirido nas principais livrarias do país, Chiado Editora

André Mendes

Nasceu na Covilhã em 1982.

Concluiu a licenciatura em Ciências do Desporto em 2008 e o mestrado Educação Física em 2012, ambos na Universidade da Beira Interior – UBI. Desde sempre se interessou pelo desporto, mais especificamente pelo futebol, sendo detentor do curso de treinador UEFA B.

Em simultâneo ao percurso académico, foi treinador de futebol de formação do Sporting Clube da Covilhã, colaborando também com os departamentos de prospeção e scouting, do SL Benfica e FC Porto respetivamente. Na época 2013/14 teve a sua primeira experiência no futebol sénior como treinador adjunto.

A realização de um estágio profissional com o atual selecionador nacional sub-19, Hélio Sousa, despertou-lhe ainda mais o gosto pelo “scouting”, momento em que começou a investir mais nesta área. No âmbito do “scouting” colaborou ainda com alguns clubes da 2.ª liga portuguesa.

Scouting - O Futebol (Re)nasce Aqui

de André Mendes

Edição / impressão: Fevereiro de 2016

Idioma: Português – Portugal

Páginas: 124

Editor: Chiado Editora

ISBN: 978-989-51-6655-8

Sem comentários

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Anterior PNED (IPDJ)/CNID Prémio Imprensa Regional: "Desporto com Ética" (5ª edição)
Próximo A ORGANIZAÇÃO E O TRABALHO NO FUTEBOL DE FORMAÇÃO NOS CLUBES NÃO PROFISSIONAIS