Quarta-feira, Abril 24 2024

Nesta página em parceria com o PNED, encontrará um conjunto de recursos pedagógicos dirigidos à comunidade em geral (Educadores/Professores, Pais/Encarregados de Educação, crianças e jovens, diferentes agentes desportivos, entre outros) que visam promover a adopção de valores éticos em contexto de prática desportiva, tais como a verdade, a cooperação, o respeito, a solidariedade, a tolerância, entre outros.


Recursos Pedagógicos Publicações Documentos Orientadores

Siga o PNED no Facebook Siga o PNED no YouTube


 

 

Senhores idiotas e senhores imbecis: Estão a estragar crianças, futuros homens e, à vossa escala, um bocadinho do Mundo. Há meia dúzia de semanas, num jogo de futebol juvenil, ouvi um rapazola de 13 anos desabafar, entre dentes e com voz de quem tinha uma goma ursinho entalada na garganta: “Agora já nem uma finta posso …

Nos dias em que vivemos, não é surpresa a publicação de notícias respeitantes a um conjunto de questões relacionadas com a violência. Estas situações merecem muita atenção por parte da Comunicação Social. Como o desporto está integrado na sociedade, também ele está sujeito a conviver com estes comportamentos. Daí que o policiamento seja um mal …

O Sexto vídeo da campanha é um vídeo divertido (num tom mais descontraído do que o resto dos vídeos da campanha) tenta refletir, no olhar inocente de uma criança, o comportamento “hooliganesco” de alguns pais que acreditam que são treinadores porque veem programas desportivos na televisão ou leem jornais desportivos. A Fundação Brafa quer aumentar …

Começamos este novo artigo, utilizando como mote a antítese de uma velha expressão popular, realçando os bons exemplos e a coragem de um juiz espanhol. Juiz que soube aplicar a lei, na defesa dos valores fundamentais na convivência entre pessoas nas suas interações diárias e, neste caso específico na sua relação com o desporto, concretamente …

Rafael Pérez, pai de um jovem jogador, foi condenado em Espanha a uma pena de nove meses de prisão efetiva por insultos racistas a um árbitro durante um jogo entre crianças de 10 e 11 anos. «O árbitro pode ser criticado, mas não pode ser insultado. E ainda menos perante crianças, a quem se deve …

“Eu quero que meu filho seja futebolista” é o quinto vídeo da campanha #noseashooligan. É um vídeo focado em pais hooligans e pelo respeito dos seus filhos e do seu futuro. Este é o quinto vídeo da campanha #noseashooligan, que visa sensibilizar para o papel educativo da competição em desportos de base e denunciar os …

Campanha realizada pelo site www.sportmagister.com, projeto da Fundação Brafa, com o objetivo de conscientizar sobre o papel que os pais devem ter na actividade desportiva e competição dos seus filhos. A competição é um meio de melhoria e aprendizagem, diversão e uma escola de valores, onde a vitória não deve ser o único objetivo.

Terceira parte da campanha “Não seja hooligan” realizada pelo site www.sportmagister.com, um projeto da Fundação Brafa, com o objetivo de conscientizar sobre o comportamento violento e desproporcional de alguns treinadores no futebol de base e formação. A competição é um meio de melhoria e aprendizagem, de diversão e uma escola de valores, onde o respeito …

Segunda parte da campanha “Não seja hooligan ” realizada pelo site www.sportmagister.com, projeto da Fundação Brafa, com a colaboração da Federação Catalã de Futebol, a fim de aumentar a conscientização sobre o papel do árbitro em competição que também é vítima de insultos e ameaças e como deve ser respeitada. A competição é um meio …

Campanha realizada em Espanha pelo site www.sportmagister.com, projeto da Fundação Brafa, com o objetivo de consciencializar sobre o papel que os pais devem ter na prática desportiva dos seus filhos. É um vídeo da campanha #noseashooligan que foi realizada pela Fundação Brafa. Esta campanha tem como objetivo aumentar a consciencialização sobre os comportamentos de “hooligans” …

No último sábado (17/3/2018), a equipa de Sub-14do FC Vizela recebeu o Ruivanense AC e, apesar de ter vencido, ficou em desvantagem à passagem do quarto de hora inicial, num momento em que o guarda-redes Alex encontrava-se lesionado no solo. Contudo, a resposta do adversário foi esta… Vale a pena ver e rever… Isto também …

Ás vezes achamos que perguntar faz de nós mais interessados. Que motivar é nosso papel quando achamos que, as coisas não correm como entendemos que deviam correr. Ensinou-me a experiência que ás vezes o melhor mesmo é não perguntar, não falar, não criticar (para o bem ou para o mal). O melhor mesmo é dar …

MENU

Voltar