Educar O SONHO: Ética e envolvimento parental na prática desportiva


«Educar O SONHO: Ética e envolvimento parental na prática desportiva» é o título do livro de Vítor Santos colaborador do FDF Futebol de Formação. Com prefácios de José Lima (Coordenador do Plano Nacional de Ética Desportiva) e de João Luís Esteves (Doutorado em desporto e ex-jogador profissional de futebol), o livro tem ainda proémios de Júlio Garganta (Centro de Investigação, Formação, Inovação e Intervenção em Desporto da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto), de Duarte Gomes (ex-árbitro internacional e atual comentador de arbitragem) e de Rui Miguel Tovar (jornalista e comentador do programa Grandiosa Enciclopédia do Ludopédio da RTP). Além disso, o livro tem a chancela da Chiado Editora. As ilustrações são de Miguel Rebelo e Paulo Medeiros.

Trata-se de uma seleção de artigos publicados em vários Órgãos de Comunicação Social e revistos para esta edição. Os temas da ética e do envolvimento parental na prática desportiva dos filhos são a base deste livro, que aborda ainda temas relacionados com o impacto do despovoamento do interior no desporto, a arbitragem, uma homenagem a João Manuel, profissional de futebol já falecido, entre outros. O livro contém igualmente um caderno pedagógico sobre a participação dos pais na prática desportiva.

Vítor Santos nasceu em Viseu, em 1967, tendo sido praticante desportivo em várias modalidades e treinador de futebol de formação. Na sua vida, concilia a prática desportiva com a escrita e propõe-nos neste livro várias reflexões que vão desde os comportamentos e os valores do desporto até à importância do desporto na sociedade. Atualmente, tem realizado comunicações no âmbito da ética desportiva no país e estrangeiro.

No seu prefácio, José Lima escreve «Preocupado com a situação atual do desporto de formação e crítico com o futebol profissional, Vítor Santos leva-nos para uma reflexão provocadora do triângulo do desporto de formação: o atleta, os pais e o clube/treinador» e «O autor, por outro lado, deixa um manifesto, de certa forma político, ao abordar a desertificação do interior e a falta de recursos como aspetos limitativos do desenvolvimento desportivo no interior».

Por sua vez, João Luís Esteves declara «Importa referir que o livro não se limita a tocar em aspetos menos positivos do comportamento de Pais e Treinadores, ele promove, concomitantemente, a profilaxia destes comportamentos acendendo luzes orientadoras para este difícil processo de formação através do Desporto», rematando com «Estamos, assim, perante uma obra de leitura obrigatória para todos os que intervêm, direta ou indiretamente, no processo de formação de futuros Homens através do Desporto». Júlio Garganta, no seu proémio, afirma «Crianças e jovens, quando chegam para que os ajudemos a ser melhores, trazem consigo sonhos. Esses sonhos correm o risco de se transformarem em deceções e frustrações, quando não são devidamente enquadrados ou, como diz o Vítor Santos neste livro, educados».

1 Comentário

  1. Gomes
    6 Abril, 2019
    Responder

    Olá
    O tema sobre a relação da família com o atleta e todos os acontecimentos no caminho da formação de um jogador de alto nível, é deveras relevante para todos os envolvidos neste sistema (família, atleta, equipes, e profissionais).
    No Brasil foi lançado um livro chamado “mães de jogadores filhos do futebol” da autora Rosana Maciel. Gostaria que vcs conhecessem este relato realista de uma mãe que acompanhou seu filho nos caminhos do futebol.
    Poderíamos enviar um livro para alguém que possa interessar. Basta nos retornar pelo e-mail.
    A autora tem oferecido palestras sobre o tema.
    Mais detalhes no Instagram @maesdofutebol e @romaciel2
    Abraços

Deixar uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Anterior A Minha Causa de Tarantini
Próximo Em Espanha a RFAF lança campanha de impacto para prevenir a violência no Futebol Infantil