|
||
O presente Manual não é só uma sintese de assuntos relacionados com a aprendizagem, a pedagogia e a observação, centrada no ambito das actividades fisicas e desportivas.
Do ponto de vista do assunto», propiramente dito, pretende-se que o leitor se possa debruçar sobre um conjunto de temáticas , com o desejo que sobre elas reflicta , sobre os seus autores, e as actualize, as critique e que não as tome por verdades imutáveis. Que pensem a pedagogia num sentido de humanização, aspecto essencial para aceitarmos que a observação pode variar a intervenção do professor ou do treinador. A prática em pedagogia «ensina-nos» a pensar em observação. |
Este livro trata fundamentalmente da pedagogia do desporto. Sendo a pedagogia a ciência que estuda os métodos, processos ou técnicas que visam a prática da educação e do ensino, a observação surge aqui como um área específica, um contributo com métodos, processos e técnicas próprias.
As práticas desportivas podem ser (e digo “podem ser” porque, como se vê nos espectáculos desportivos, também podem ser exactamente o contrário) um meio excelente de educação, favorecendo tais valores no desenvolvimento da personalidade de crianças e adolescentes.
Professor Pedro Sarmento 2004 (Pag. 133)
Pedro Sarmento
Professor Catedrático em Ciências do Desporto/Pedagogia do Desporto | Faculdade Motricidade Humana
Coordenador da Licenciatura em Motricidade Humana | Universidade Lusíada de Lisboa
Agregação em Pedagogia do Desporto | Faculdade Motricidade Humana
Douturado em Motricidade Humana na Especialidade de Treino e Organização Desportiva | Faculdade Motricidade Humana
PEDAGOGIA do DESPORTO e OBSERVAÇÃO
de Pedro Sarmento
Edição / impressão: Novembro de 2004
Idioma: Português – Portugal
Páginas: 326
Editor: Faculdade de Motricidade Humana
ISBN: 972-735-114-X
Sem comentários